ESG

Como tornar sua empresa Eco-Friendly

Iron Mountain Brasil

Escritor

Tendência entre as novas empresas, a prática eco-friendly diminui gastos, aumenta a produtividade e ainda ajuda o meio ambiente

Eco-friendly é um termo em inglês que significa “amigável ao meio ambiente”, muito associado ao comportamento de empresas e organizações. Se você quer ter uma empresa eco-friendly, comece a digitalizar seus documentos, livrando-se das pilhas de papéis e dos armários que só atrapalham o espaço físico da sua empresa.

Assim, você consegue até reorganizar alguns setores da empresa, aumentando o espaço físico de trabalho. Além de aproveitar melhor as habilidades dos colaboradores que atualmente perdem tempo e desgastam energia para procurar, e muitas vezes, refazer documentos perdidos.

Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar a ser uma empresa parceira da natureza:

1 – Assinatura eletrônica

É um recurso que soma de maneira fundamental à digitalização de documentos. Muito mais do que diminuir ou até cessar o uso de papéis, é preciso tornar os processos mais sustentáveis e ágeis. 

Além de facilitar o trabalho o tornar mais rápido, a assinatura eletrônica é bem mais segura do que a assinatura tradicional. É uma maneira prática e eficiente para fechar contratos à distância, e evitar a falsificação de documentos, por exemplo.

2 – Descarte consciente 

HDs, peças e placas de dispositivos eletrônicos devem ser descartados de maneira consciente. Existem empresas que terceirizam esse serviço, reciclando computadores que ainda têm condições de uso e destruindo os discos de armazenamento de forma sustentável e segura. Saiba como fazer essa destruição segura de documentos.

Além de ser bom para o meio-ambiente, é bom para a empresa. Muitas vezes os computadores podem ser “reciclados” e remanejados dentro da própria empresa, assim você evita gastos em comprar novos equipamentos. Estes podem ser úteis em departamentos que exijam menos potência das máquinas.

3 – Armazenamento seguro

Nada de ficar imprimindo vários papéis se é possível mantê-los em um ambiente seguro, com temperatura e umidade controlados, alarmes de incêndio setorizados e um programa eficiente de recuperação deles.

Você já pensou em quantas pessoas podem acessar a sala do arquivo da sua empresa? E que toda vez que um documento some, pode ter sido extraviado propositalmente? E quantas multas você já teve que pagar por falta de organização e perda de papéis importantes na hora de uma auditoria?

Além de fazer com que a sua empresa seja amiga do meio ambiente, digitalizar e gerir de maneira segura seus documentos é uma solução eficiente e necessária para a economia e gestão da organização.

21 abril 2021

Compartilhe

facebook linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

ESG

Inclusão e diversidade no trabalho são fundamentais para a inovação

Se você quer que a sua organização seja bem sucedida, você precisa abraçar três tipos de diversidade no trabalho: j […]

Customer Experience

Melhore sua gestão de dados e conquiste novos consumidores

O mercado é dinâmico e a construção da relação de compra e venda acontece de forma muito rápida e fluida. Por []

Insights

10 tipos de inovação para aplicar em sua empresa

Não existe uma receita, mas algumas ações ajudam a colocar sua empresa na frente. Confira os tipos de inovação […]