ESG

ESG e o compromisso de assumir um olhar mais plural nas empresas

Iron Mountain Brasil

Escritor

Os últimos anos demonstraram que as agendas socioeconômica e ambiental ganharam muito em relevância no âmbito empresarial. Apesar de o cenário pós-pandemia ser desafiador, uma certeza que temos é: para se fortalecer neste momento de transformação digital as empresas precisam atuar de forma integrada com aspectos ESG (Environment, Social and Governance). Temas como inclusão, diversidade e sustentabilidade estão na agenda corporativa.

Este conjunto de práticas composto por fatores ambientais, sociais e de governança corporativa mede o impacto de uma empresa ou de um negócio, além do desempenho financeiro. ESG aponta o quanto uma organização busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas em seu entorno, enquanto são mantidos os melhores processos de administração.

Inclusão e Diversidade Social

Uma das pautas está relacionada a valorizar a inclusão e a diversidade de raça, orientação sexual e gênero no ambiente corporativo. É sempre válido fazer uma uma reflexão sobre a importância de ter políticas efetivas para incentivar a representatividade, como uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho e em cargos de liderança.

Nesse sentido, tenho orgulho de fazer parte da Iron Mountain, que promove ações globais para aumentar o espaço das mulheres na empresa, e mais ainda de presidir a Iron Mountain Brasil, que conta em seu quadro geral com 49% de mulheres e com uma diretoria 57% feminina. Além de representatividade, prezamos por equidade de remuneração.
Somos uma empresa inclusiva e consciente, que se preocupa com a pauta da representatividade feminina no ambiente profissional por meio do nosso Comitê Mulheres@IM. O grupo é 100% focado em promover a participação das mulheres no nosso negócio, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional com a realização de webinars, mentorias e engajamento com nossos clientes e a comunidade.

Essa atuação está ligada a um compromisso global da Iron Mountain de acelerar a atração, desenvolvimento e promoção de talentos femininos para papéis de mais responsabilidade e influência. A empresa foi, inclusive, reconhecida com o prêmio 2020 Women on Boards por aumentar o percentual de mulheres no nosso board
global em 27%.

Também temos outros Grupos de Afinidade, que trazem perspectivas do nosso compromisso de responsabilidade social corporativa, como o Afro@IM (para pessoas negras), o PCD@IM (pessoas com deficiência) e o LGBTQIA+@IM
(voltado para nosso público interno de diferentes orientações sexuais e/ou identidade de gênero).

Recentemente, recebemos uma pontuação de 100% no Índice de Igualdade Corporativa 2021 da organização Human Rights Campaign Foundation, a pesquisa de benchmarking que mede as políticas e práticas corporativas relacionadas à igualdade LGBTQIA+, o que nos deixa muito orgulhosos e seguros de que estamos no caminho certo para garantir equidade e evoluir ainda mais.

Meio Ambiente

A sustentabilidade também é um dos valores fundamentais da Iron Mountain. Nossas soluções de negócio colaboram com as metas sustentáveis dos nossos clientes, gerando valor agregado aos nossos serviços. A empresa opera em
conformidade com boas práticas ambientais (a exemplo de nossos data centers alimentados por energia solar e do cumprimento das nossas metas de diminuição de emissão de carbono).

Nesse sentido, o trabalho da nossa área de Destruição Segura tem sido essencial para o nosso compromisso com o meio ambiente, com a desfragmentação de papéis, documentos, mídias físicas, equipamentos de TI antigos, entre outros, e a destinação correta dos resíduos gerados com parceiros certificados.

Para se ter uma ideia, apenas em 2020, reciclamos mais de duas mil toneladas de papel, o que equivale a uma preservação de 84 hectares de área de floresta, ou seja, 17 mil árvores. Criamos ainda o Selo Verde Iron Mountain, que é um reconhecimento interno para os gestores que melhoram os índices de proteção ao meio ambiente através da
inovação e de soluções sustentáveis, tudo em conformidade com as leis de proteção ambiental.

Governança Corporativa

Por fim, ressalto a importância da representatividade para estruturar uma governança corporativa equilibrada, que permeia uma cultura de gerenciamento mais evoluída, com melhores resultados a longo prazo.

Acreditamos no conceito “Walk the Talk” (praticar o que falamos), a Iron Mountain faz parte do grupo de empresas que recebe o selo FTSE4Good, projetado para medir o desempenho de organizações que demonstram fortes práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Na Iron Mountain, incentivamos uma gestão horizontal para criar projetos nos quais toda a equipe tenha confiança para agir de forma independente e engajada nas tomadas de decisões. Dessa forma, fazemos entregas e propomos soluções mais rápidas e assertivas no decorrer dos processos, garantindo completo envolvimento dos nossos profissionais e a satisfação dos clientes.

Com a importância devida, buscamos alinhar os preceitos ESG à nossa atuação diária para ofertar o melhor serviço aos nossos clientes, muito além dos resultados que geramos. Entendemos nosso importante papel em guiá-los, simplificando processos e ajudando a tornar negócios mais conscientes, não só no aspecto organizacional, mas como um exemplo para a sociedade. De fora para dentro e de dentro para fora, ESG já é uma realidade nas empresas, estejam elas atentas ao tema ou não.

13 maio 2021

Compartilhe

facebook linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

você já escalou sua montanha hoje? Transformação digital

Você já escalou sua montanha hoje?

Quem atua no mundo corporativo sabe que todo dia tem uma montanha para escalar, diante de novos cenários, novos desafios […]

Insights

10 tipos de inovação para aplicar em sua empresa

Não existe uma receita, mas algumas ações ajudam a colocar sua empresa na frente. Confira os tipos de inovação []

Customer Experience

Como a gestão documental aumenta a confiança dos seus clientes?

Executar a gestão documental com segurança pode ser um desafio para as empresas, pois saber lidar com as informações […]