ESG

Inclusão e diversidade no trabalho são fundamentais para a inovação

Iron Mountain Brasil

Escritor

Se você quer que a sua organização seja bem sucedida, você precisa abraçar três tipos de diversidade no trabalho: justiça social, atrair os melhores talentos e estimular a inovação

A verdade é que esses valores não podem ser alcançados sem a inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. E embora haja muitas razões pelas quais as organizações deveriam apostar na diversidade e inclusão – por exemplo, é a coisa certa a se fazer – é também possível ignorar os reais benefícios a serem obtidos.

Inovação não pode acontecer sem os melhores talentos – e isso significa diversidade no local de trabalho

Vamos encarar, o sucesso por trás de alguma organização está  no trato com os colaboradores, os talentos. Para ser bem sucedido e inovar, é necessário contratar as melhores pessoas para o trabalho.

Empregar pessoas com origens diversas, experiências únicas e pontos de vista novos é o motor por trás da inovação. Se você está empregando pessoas que compartilham as mesmas experiências e origens, é provável que você não esteja pensando tão criativamente quanto outras organizações que têm funcionários com origens mais diversas. 

É claro que a diversidade e inclusão podem beneficiar apenas seus objetivos. Mas como você vai criar um impulso para isso? Aqui estão quatro dicas para entender:

1 – Liderança representativa

É muito importante ter uma força de trabalho diversificada. Para este fim, atenção especial deve ser dada à diversidade nos cargos de liderança. Diversidade de experiências e personalidade devem ser representadas na mesa, não apenas para inovar, mas também para representar os clientes internos e externos.

Assim você sabe se a sua empresa está inclinada para entrar no futuro, ou não.

Além disso, na jornada para criar e incentivar a diversidade e inclusão, é recomendável nomear alguém um cargo de liderança. Essa pessoa seria responsável não apenas por garantir que a organização contrate um grupo diversificado de pessoas, mas também que a organização seja inclusiva em suas tomadas de decisão.

Grandes e fortes talentos

As empresas precisam estar comprometidas com o desenvolvimento profissional dos colaboradores. Embora atrair os melhores talentos seja importante, é interessante criar um espaço para que os funcionários atuais possam crescer dentro da organização.

Responsabilidade social corporativa

Além de realizar a transformação digital na empresa – que coloca você à frente da concorrência – é essencial olhar internamente e tomar decisões que contribuam para a diversidade e inclusão no local de trabalho, mas é igualmente importante olhar para como a organização está contribuindo positivamente para o mundo.

Os programas de voluntariado patrocinados pela organização oferecem aos funcionários a oportunidade de doar tempo para suas comunidades. Para alcançar o maior impacto social e cívico, eles devem receber uma folga remunerada para que isso aconteça.

Comunicação efetiva

Fazer mudanças reais para garantir a diversidade e inclusão é imperativo. Portanto, você deve comunicar eficazmente seu valor para a organização – e que ele está sendo levado a sério em todos os níveis da organização. Se o objetivo da sua organização é permanecer competitivo, fomentar a inovação e fazer a coisa certa, então a diversidade e a inclusão são essenciais. O sucesso do seu negócio pode depender disso.

17 março 2021

Compartilhe

facebook linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Transformação digital

A Transformação Digital e seus impactos na gestão de documentos

A Transformação Digital é uma forte tendência de modernização para as empresas e muito útil para a gestão documen […]

Segurança e privacidade

O que é limpeza de dados?

Quem trabalha com registros e informações precisa saber o que é a limpeza de dados em uma empresa []

Insights

3 maneiras de lidar com dados não estruturados

Se você não sabe lidar com essa “chuva” de dados não estruturados, essas soluções de emergência podem ajudar […]