ESG

Sustentabilidade empresarial: um olhar para além do meio ambiente

Sustentabilidade empresarial: um olhar para além do meio ambiente

Iron Mountain Brasil

Escritor

As ações ambientais são essenciais para o nosso trabalho na Iron Mountain Brasil. Em um mundo cada vez mais ESG, estimular nossos colaboradores a realizarem práticas sustentáveis nos trouxeram excelentes resultados nos últimos anos

Milhões de pessoas em todo o planeta sentem diariamente os efeitos do aquecimento global, que ocorrem principalmente por meio das mudanças climáticas. Por isso, atualmente o tema ESG vem ganhando cada vez mais importância no contexto corporativo (leia meu artigo sobre o assunto aqui). As empresas entenderam que precisam assumir o seu papel fundamental na preservação do meio ambiente e garantir um futuro mais verde para o planeta. As boas práticas de sustentabilidade empresarial são hoje uma parte importante de uma boa gestão administrativa e também um valor relevante percebido pelos clientes e consumidores.

Entendo que a mudança de mindset das empresas caiba às suas lideranças, garantir o desenvolvimento sustentável é papel de todos dentro de uma organização, em todos os cargos e departamentos. Dessa forma, na Iron Mountain todos são envolvidos no esforço contínuo para encontrar soluções e oportunidades que contribuam para melhorar o desempenho ambiental das nossas operações, sem deixar de fornecer serviços que ajudem os nossos clientes a atingirem suas metas de sustentabilidade empresarial. 

No alt text provided for this image

O programa Programa Selo Verde, que estimula os colaboradores de todas as nossas unidades a adotarem práticas que visem a redução no consumo de recursos, como água e energia. Desde 2018, por exemplo, economizamos mais de R$ 600 mil em energia elétrica e, hoje, cerca de 55% das filiais no Brasil já utilizam lâmpadas de LED, cuja eficiência energética é bem maior do que das incandescentes, com unidades no Sudeste e Distrito Federal já usando 100% energia e iluminação limpa.

Também reciclamos mais de mil quilos de papel apenas na nossa unidade do Jaguaré, em São Paulo. No Rio de Janeiro implantamos deionizadores, que geraram mais de 22 litros de água de bateria. Além da captação de águas fluviais para serem utilizadas nas descargas e serviços de limpeza, resultando em uma significativa redução no nosso consumo e custo mensal. Na filial do Paraná, reaproveitamos a água do sistema de combate a incêndio e economizamos 600 mil litros de água por ano.

Porém, sem pessoas, nada disso seria possível. Além do esforço individual de cada um para conquistarmos resultados como esses, contamos com nossos Embaixadores do Selo Verde. São colaboradores que orientam as equipes sobre boas práticas ambientais, conscientizam colegas, planejam ações e ajudam a consolidar a Iron Mountain como uma empresa preocupada com a sustentabilidade. Fica aqui o meu agradecimento para cada um deles, que vão além das suas tarefas diárias para gerar impactos tão positivos para toda a empresa!

Sustentabilidade empresarial em Escala Global

Embora tenhamos nossas próprias ações de impacto ambiental aqui no Brasil, como líderes globais temos um papel crucial em grande escala. Estamos presentes em 50 países aumenta a responsabilidade em buscar oportunidades para melhorar indicadores ambientais em todos os níveis das operações no mundo.

As nossas metas globais são ambiciosas, por isso, aderimos – em parceria com a Amazon e a Global Optimism – ao Climate Pledge nos comprometendo a atingir as metas do Acordo de Paris até 2040, dez anos antes do previsto. Nos juntamos a mais de 100 empresas no mundo, concordando em medir e relatar as emissões de gases do efeito estufa regularmente, implementar estratégias de descarbonização por meio de mudanças e inovações comerciais e neutralizar quaisquer emissões restantes.

Alguns compromissos assumidos neste acordo foram:

●     Zerar as emissões líquidas em 2040, dez anos antes do Acordo Climático de Paris;

●     Usar 100% de energia limpa nos data centers;

●     Trabalhar com a economia circular para zerar o desperdício nas operações;

●     Redução da emissão de gases no efeito estufa;

●     Até 2023, aumentar a cobertura de relatórios de dados de resíduos e reciclagem para pelo menos 90% de nossas operações globais.

Essas são algumas das diversas ações que realizamos para a construção de uma empresa cada vez mais orientada para um mundo sustentável. Queremos ir além, caminhando um passo de cada vez, dia após dia, em direção a um futuro mais verde.

11 agosto 2021

Compartilhe

facebook linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Transformação digital

O admirável mundo FIGITAL

Estamos na vanguarda deste tema que é uma tendência global […]

ESG

Como tornar sua empresa Eco-Friendly

Tendência entre as novas empresas, a prática eco-friendly diminui gastos, aumenta a produtividade e ainda ajuda o meio []

você já escalou sua montanha hoje? Transformação digital

Você já escalou sua montanha hoje?

Quem atua no mundo corporativo sabe que todo dia tem uma montanha para escalar, diante de novos cenários, novos desafios […]