Insights

Seu banco de dados está sobrecarregado? Transforme isso em vantagem competitiva

Iron Mountain Brasil

Escritor

Tudo está gerando dados esses dias. Desde o percurso que o usuário faz para pesquisar algo na internet, a videochamada realizada na noite passada, até o e-mail que você recebe pela manhã. Dados estão por toda parte e se você fizer uma análise aprofundada em seu banco de dados, achará informações valiosas que podem mudar o patamar da sua empresa. Fazer uma limpeza de dados é – por muitas vezes – essencial, mas antes é necessário saber: você pode estar jogando no lixo um bem precioso.

A “Internet das Coisas” está fazendo os dados crescerem exponencialmente

Mas como lidar com um grande volume em nosso banco de dados? Diz-se que a soma coletiva dos dados mundiais cresceu de 40 zetabytes este ano para surpreendentes 175 zetabytes em 2025. Para tornar isso mais compreensível; um zetabyte equivale a um bilhão de terabytes.

Além disso, mais de 90% dos dados foram gerados nos últimos dois anos. Isto acontece graças ao aumento da presença de Internet das Coisas (IoT) – o termo é usado para conectar todos os tipos de objetos físicos ao digital –  no mundo, como câmeras inteligentes, alto-falantes e sensores. 

A Análise automatizada pode dar a você vantagem competitiva

Não é fácil lidar com grandes quantidades de ativos se esta não é sua especialização. Para começar, é possível analisar e processar esses volumes pessoalmente. Portanto, ferramentas analíticas são cruciais para obter ideias sobre os seus dados.

O poder de aprendizado da máquina

Sabendo como processar seus dados desestruturados digitalmente pode entregar a você uma grande vantagem competitiva. Para proteger e trabalhar com este tipo de dados a longo prazo, as empresas precisam ser capazes de avaliar, acessar, classificar e aplicar políticas em larga escala. Os analistas de dados precisam preparar os dados não estruturados para trabalharem manualmente com este tipo de ativo. Se implementado corretamente, você pode economizar espaço de armazenamento, porque pode excluir muitos dos dados imediatamente. Ainda, quando são enriquecidos com metadados, graças a análise automática, ficam mais fáceis de recuperar, o que aumenta a eficiência.

Então, quais são as ferramentas que você precisa para analisar seus dados automaticamente? Machine Learning é a chave para analisar estas informações, usando algoritmos para aprender e melhorar os processos da sua empresa. Agora que a nuvem é acessível para quase todas as empresas, altos níveis de poder de processamento e escala quase ilimitada estão ao alcance de todos a preços razoáveis.

Pessoas fazem a diferença

Nem toda empresa tem acessos às habilidades necessárias internamente. Uma das maiores armadilhas é proceder com a transformação digital enquanto sua força de trabalho carece de habilidades ou resiste à mudança. 

Se a sua empresa pensa seriamente sobre a transformação digital, provavelmente chamará alguém para ser o Chief Data Officer. O CDO pode desempenhar um papel crucial na mudança de cultura e ensinar os outros como trabalhar com dados. Mais conhecimento resolverá a mentalidade de que conformidade e privacidade são de alguma forma incompatíveis com o aproveitamento de seus dados.

A transformação digital pode não ser alcançada na primeira etapa. Dados são espalhados por vários provedores de nuvem, e o aspecto mais desafiador será orquestrar e harmonizar os ativos de todos os serviços. O volume de dados continuará crescendo, e o processo de acessar e preparar estes arquivos ficará mais especializado a cada dia.

13 março 2021

Compartilhe

facebook linkedin

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Insights

Cloud Storage: tecnologia e inovação para armazenamento em nuvem

Armazenamento integrado em diversos formatos, com ferramentas que possibilitam acelerar o processo de transformaçã […]

Insights

10 tipos de inovação para aplicar em sua empresa

Não existe uma receita, mas algumas ações ajudam a colocar sua empresa na frente. Confira os tipos de inovação []

Insights

Padronização de processos: o que a sua empresa tem a ganhar?

Gestão, planejamento e padronização de processos são as chaves para o crescimento de uma empresa sem a necessidade de […]